segunda-feira, 6 de maio de 2013

AFRODITE parte 1


copiado do livro hdmm ( HEROIS DEUSES E MONSTROS DA MITOLOGIA GREGA)

Afrodite era a deusa do amor e da beleza. Portanto, há mais histórias sobre ela do que sobre qualquer outro deus ou mortal. Sendo que é, participa das mais diversas aventuras. Seu poder é tamanho que qualquer um que pronuncie seu nome (e nada mais do que isso) torna-se vítma de seu encantamento: tem a impressão de que vê seus ombros pálidos e sente o perfume de seus cabelos dourados.
Mas todos os relatos dão conta de que ela é a deusa do desejo e, ao contrário dos outros Olimpicos, jamais abandona suas obrigações. Seu trabalho é seu prazer; sua profissão é sua diversão. Não pensa em nada a não ser no amor, e ninguém espera dela outra coisa.
Afrodite é o fruto do assassinato primário. Quando Cronos matou seu pai, Urano, com a foice que sua mãe havia lhe dado, ele jogou no mar o corpo, e o sangue desse corpo se transformou em espuma. Dessa espuma surgiu uma belíssima ninfa, banhada pelas águas do mar. As ondas cuidaram dela, e os cavalos brancos de Posseidon a levaram para a ilha de Citera. Por onde ela andava, a areia se transformava em relva, e as flores brotavam do chão. Mais tarde, foi mandada para a ilha de Chipre. As encostas das montanhas  ficavam cobertas de flores, e os pássaros de toda espécie coloriram os céus.
zeus mandou chamá-la ao Olimpo. Quando chegou, ela ainda estava molhada com a água do mar. Seus cabelos eram amarelos como o narciso. Afrodite olhou para a sala do trono, onde os deuses a aguardavam, e sorriude felicidade.
Hera observava Zeus atentamente
----- Você deve fazer com que ela se case o mais rápido possível!----- susurrou----- Quanto antes melhor!
----- Sim----- respondeu Zeus. -----Um casamento parece apropiado.----- Dirigindo aos presentes anunciou----- Irmãos, filhos e sobrinhos! Afgrodite precisa se casar e vai escolher seu marido. Façam suas ofertas!
Os deuses se aglomeraram em torno de Afrodite, gritando todo o tipo de promessas e propostas. O trovejante Posseidon teve de usar seu poderoso tridente para abrir espaço entre a divina multidão.
----- Você deve ir para o mar ----- disse ele ----- Você nasceu da espuma do mar portanto me pertence. Ofereço grutas, pérolas, superfícies esplêndiadas, profundezas obscuras... Enfim, ofereço a variedade!


terça-feira, 30 de abril de 2013

Hefesto

              Hefesto é o deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões. Ele é o filho de Hera com Zeus. Hefesto tem uma história triste porque quando ele nasceu, ele era tão feio que sua mãe atirou Hefesto do olimpo, a queda do pequeno bebê demorou um dia. Quando ele finalmente caiu, quebrou a perna ( os deuses são imortais ) e não parava de chorar.
              Uma ninfa estava passando por ali quando ouviu o choro do pequeno bebê, ela se assustou porque quem não iria ficar assustado se visse um bebê sozinho com a perna quebrada chorando aos prantos. Ela pegou o pequeno Hefesto e levou para a sua casa.
              A ninfa ficou impressionada com Hefesto porque quando ela curou a sua perna ele fez umas ferramentas e começou a fazer colares, pulseiras, coroas e etc... Ela achou tão bonito um colar que ele fez que ela foi em um festival ( no lugar onde eles estavam ) com o colar.
              Quando a ninfa chegou no festival todos começaram a elogiar o seu colar, mas ninguém perguntava quem é que tinha feito. Umas duas horas depois Hera foi nesse festival que era famoso na Grécia e viu o formoso colar da ninfa, ela perguntou:
              ----- Quem fez esse belo colar?----- e a ninfa disse:
              ----- Foi um bebê que achei perto do mar, não sei como ele fez isso, pareçe que é um deus.
              Hera ao ouvir aquilo explicou para a ninfa que era seu filho, então a ninfa lhe devolveu Hefesto e Hera nunca mais o subestimou.
              Também existe outra história dizendo que Hefesto se vingou de Hera fazendo um trono de ouro para ela e quando ela sentou nele não conseguiu mais sair. Os deuses foram chamar Hefesto na Terra mas ele disse:
              ----- Eu não tenho mãe.
              Porém um dia Dionisio ( o deus do vinho ) trouxe vários mas vários vinhos e embebedou Hefesto que foi carregado por uma mula ou cavalo ( não se sabe ao certo ) até o Olimpo.
imagem de: magopatologico.wordpress.com

















Hera


copiado do livro hdmm ( HEROIS DEUSES E MONSTROS DA MITOLOGIA GREGA)

               Zeus se casou com a sua irmã Hera (um costume de família). Os dois viviam sempre brigando. Ele magoava a mulher com suas amantes secretas; ela enfurecia o marido com suspeitas. Ela era a rainha das intrigas e não tinha dificuldade em pregar peças em Zeus (que sempre estava ocupado com suas tarefas).
               Certa vez, Hera envolveu os outros deuses em uma conspiração contra o próprio marido. Misturou uma droga a bebida que serviu a Zeus e, com a ajuda dos outros, amarrou suas mãos com tiras de couro enquanto ele dormia. Ao se dar conta do que havia acontecido, Zeus esbravejou, xingou e ameaçou, mas nada pôde fazer, pois haviam roubado o raio que ele ganhou de presente dos Ciclopes libertados do Tártaro.
               Mas um primo leal (o hecatonquiro Briareu, que havia lutado ao seu lado contra os titâs) trabalhava no Olimpo como jardineiro. Ao ouvir o tumulto que havia se formado no castelo, olhou por uma janela e viu seu mestre amarrado a um sofá. Imediatamente, passou os cem longos braços pela janela e desfez todos os cem nó que o amarravam.
               Zeus saltou do sofá e recuperou o raio roubado. Aterrorizados, os rebeldes caíram de joelhos, chorando e implorando perdão. Zeus carregou a sua mulher e a pendurou no céu com correntes de ouro. O lamentos de Hera soavam como um vento choroso, mas os outros deuses, embora comovidos, não tiveram coragem de socorrê-la. Toda aquela choradeira não deixava Zeus dormir. Assim, na manhã seguinte, ele disse a mulher que a libertaria caso ela prometesse jamais se rebelar novamente. Hera concordou, e Zeus prometeu que também iria se comportar dali em diante. Mas ambos ficaram de olhos bem abertos, um vigiando o outro.

               Essa história foi do capítulo "Hera" do livro heróis deuses e monstros da mitologia grega ( eu chamo de hdmmg)

foto do livro

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Recomendações

Eu recomendo a vocês se gostarem de mitologia grega a lerem os livros de rick riordan de mitologia grega e também um livro chamado "heróis,deuses e monstros da mitologia grega.



terça-feira, 2 de abril de 2013

Como tudo começou parte 1

Ha muitos e muitos tempos atras quando nao existia nada um jovem deus chamado caos vivia em um vazio  sem tempo, sem cor, sem cheiro e sem som só preto.
Um dia ( na verdade nao era dia porque nao existia tempo ) ela estava brincando com as maos quando criou duas bolas, uma feita de matéria e a outra de anti-matéria. Como era novidade para ele ja que nao existia nada ele fez as duas se chocarem uma com a outra, e para a sua alegria houve um "choque" ( the big bang # estara escrito no final da página ) e assim se criou uma estrela enorme que hoje em dia a chamamos de sol e várias poeiras que foram se juntando e fizeram os planetas.
Caos ficou tao feliz porque naquela hora ele criou o tempo, as cores, o cheiro, a luz, enfim tudo, mas ele queri escolher um planeta para tomar posse dele e criar uma geraçao igual a sua imagem. Então Caos escolheu o terceiro planeta perto do sol que era perfeito para uma vida, ele criou nesse planeta dois deuses Gais e Urano.
Urano comandava o céu e Gaia a terra, assim Caos nao se sentiu mais sozinho no nada, ele tinha uma família.

O que é big bang :                      http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Bang                                                                                                     

sábado, 9 de março de 2013

Dionisio

            Dionisio é o deus do vinho e do teatro, na mitologia romana ele se chama Baco. Na verdade Dionisio não era um deus ele era um semideus. Vou contar como foi.
            Zeus cansou um pouco de ficar só no olimpo, então um dia ele foi para a TERRA ver como os mortais estavam evoluíndo ( por volta de 400dc).  Ele foi a um vilarejo perto de Atenas onde tinha a maior produçao de tear da Grécia. Ele estava caminhando quando encontrou uma bela jovem chamada Seméle, e se apaixonou por ela deixandoa gravida.
             Um dia ele disse para la que era Zeus, o rei dos deuses e que estava na sua forma de humano. Desde esse dia ela sepre quis saber  como era a forma de deus dele, mas ele sempe dizia:
              -Se eu mostrar a minha forma de deus, voce vai ser fulminada por um raio.-Mas sempre teimosa ela insistia -
              - Eu quero ver a sua forma de deus.
              Então uma vez Zeus chegou perto dela e de repente, ele ficou brilhando e cresceu muito, porém Seméle morreu grávida.
            Com pena Zeus tiro o filho que elas estava carregando e costurou dentro de sua cocha, onde a criança podia crescer normalmente.

professorjoaopaulo.com    (a foto)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

nascimento de Atena

            Como vou ir dizendo mais tarde teve uma guerra entre os deuses e os titãs, quando acabou a guerra e Zeus virou o rei dos deuses ele ia se casar com a Titânida Métis, mas descobriu que ela estava grávida e a mãe de Zeus falou que iam ser gêmeos, um menino e uma menina, e que o menino ia pegar o trono de Zeus quando crescece. Quando Métis estava andando nos jardins Zeus chegou perto dela e a engoliu esperando que os bebes tinham morrido.
             Passaram-se muitos séculos e anos, um dia quando Zeus estava olhando para ver como os humanos evoluíam começou a sentir uma dor de cabeça insuportável e foi até seu filho Herfesto ( durante esse tempo zeus teve muitos filhos) e lhe pediu que pegasse um martelo e abrisse a cabeça dele para ver o que estava causando a dor. Herfesto obedeceu, mas quando ele abriu apareceu uma menina, nao, nao era uma menina, era uma mulher de lança, elmo e armadura, que se ajoelhou e disse:
               ------ Aqui jas Atena, filha de Zeus e Métis, deusa da sabedoria, estratégia em guerra e do tear.

foto de:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAOHo_sIUx2Xw_DyXlreNyXWuD9noqpxeRKP-sbQZMQZeeQgwJLzNynJjuwVYItQULJJ13-ftupBm95Oohxf-Txm-YbuDr78JeaIX1W8Z5z4JQuZICclklzz8Pgsy-D55VteAivcJ4jAcg/s320/PP012-Athena.jpg

                                                     
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A história de Orfeu e Eurídice



 de: Wikipédia


Na mitolgia grega, existiu um poeta chamado Orfeu, filho da bela musa Calíope e do deus Apolo ou Eagro, rei da Trácia. Ele foi um dos poetas mais famosos que ja viveu, com a sua música, quando tocava sua lira encantavam as árvores, os animais selvagens perdiam o medo e os pássaros durante o voo paravam para ouvir sua maravilhosa música. Orfeu tinha ganho a lira como um presente de Apolo.
          Um belo dia Orfeu se apaixonou por Eurídice (uma ninfa da terra) e casou se com ela. Mas Eurídice era tão bonita que logo depois do casamento conquistou um apicultor chamado Aristeu. Quando recusou o seu amor saiu correndo, mas Aristeu a perseguiu. Tentado fugir pisou em uma serpente que a picou e Eurídice morreu.
          Orfeu ficou transtornardo de tristeza. Com sua lira foi até o mundo inferior salvar sua amada, seu belo e calmo canto encantou o barqueiro Caronte que levou-o pelo rio Estige e adormeceu o cão de três cabeças (Cérbero). Finalmente chegou ao trono de Hades o rei dos mortos que ficou furioso ver que um vivo tinha entrado em seu dominio, mas a música de Orfeu o comoveu fazendo Hades chorar lágrimas de ferro. Sua esposa Perséfone convenceu-o a trazer Eurídice de volta á vida, só que, se Orfeu olhasse para trás antes dela chegar a luz do sol, ela voltaria para o mundo inferior.
           Enquanto Orfeu voltava cantando ele quis olhar para ver se Eurídice estava mesmo ali atrás, estava quase no final do túnel, a única coisa que ele viu foi ela virando um fantasma com um único grito de amor e pena.
           Em uma tristeza infinita Orfeu se tornou um homem amargo que não olhava para nenhuma mulher a não ser nos seus sonhos, para Eurídice, posteriormente deu origem ao Orfismo, ele ajudava os outros com seus conselhos mas não conseguia curar a dor que o perseguia. Até que um dia, um grupo de mulheres furiosas por terem sido desprezadas chamadas Mênades, começaram a atirar dardos em Orfeu, os dardos não eram pareos para a lira, mas abafando o som com os gritos conseguiram matá-lo, o despedaçaram e jogaram sua cabeça no rio Hebro onde ela ficava gritando: Eurídice! Eurídice!
          Com pena as nove musas juntaram seus pedaços e enterraram no monte Olimpo. Por isso os rouxinóis das regiões mais próximas cantam melhores que os outros, porque ficam felizes que Orfeu juntou se a Eurídice.
           Sobre as Mênades, os deuses não deram misericórdia. Quando elas pisaram com o pé na terra elas começaram a virar madeira e depois carvalhos bem silênciosos. E por ali ficaram anos até murcharem, mas têm pessoas que ainda se perguntam: será que elas fizeras um bem juntando Orfeu e Eurídice ou se elas fizeram mal matando ele?
                                       
                                                                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gustave_Moreau_Orph%C3%A9e_1865.jpg
                
                                             

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A competição de tear

 Há muitos e muitos anos atrás na Grécia antiga Atená era uma deusa muito inteligente. Foi ela que ensinou a usa  o tear, a fazer as armas de guerra, a escrever e muitas outras coisas muito inteligentes. Mas a coisa principal foi o tear, Atená era tão boa no tear que quase chamaram ela de deusa do tear.
               Um dia uma mulher chamada Aracne, que também era muito boa no tear, estava falando com uma velhinha na frente da casa dela:
                ------- Eu sou muito boa, até melhor que a própria Atená.
               Quando a velhinha ouviu isso, ela virou Atená que disse para Aracne :
                ------- Você vai pagar por isso, vai ser morta!!!
                ------- Não, por favor, eu não quero ser morta agora.Qualquer coisa eu aguento, qualquer coisa!!!!!!!
                ------- Está bem, amanhã as nove horas da manhã vai ter uma competição de tear. Se você ganhar você é com certeza melhor que eu, mas se você perder, vai morrer.
                Aracne ficou com tanto medo que treinou muito para a competição. Ela falou para todas as pessoas da cidade que iria ter uma competição de tear.
                 No dia da competição Atená chegou e falou:
                 -------Você irá começar, e comece logo se não eu perco a paciência e te mato logo logo.
                 -------Está bem.
                 E Aracne começou. Ela começou a tear duas crianças felizes brincando num campo, depois elas adolescentes já namorando,ai elas se casando, tendo filhos e já velhinhas até morrerem juntas e indo para o mundo inferior juntas.
                 Quando ela acabou todos bateram palmas:
                 -------Agora é a minha vez.------disse Atená se sentando entre duas montanhas e usando as nuvens como fios.                          Os desenhos de Atená foram muito diferentes dos de Aracne. Ela desenhou Cronos comendo os filhos, Zeus derrotando
Cronos com os outros deuses, Atená nascendo e outras coisas que os humanos nunca tinham visto na vida inteira deles.
                  Todos começaram a ajoelhar-se em frente de Atená. Até Aracne se ajoelhou na frente dela e começou a perceber que ela ia perder a competição e morrer fulminada por um raio. Então Aracne foi para a floresta e se enforcou. Quando Atená percebeu que Aracne tinha sumido, ela falou para as pessoas dizerem quem ganhou. Elas falaram que foi Atená e então ela foi até a floresta procurar Aracne. De repente ela viu uma pessoa pendurada numa corda, era Aracne morta.
                    Atená teve pena e transformou Aracne em um inseto que saiba tear. Desde então chamam as aranhas de Aracne, e medo de aranha de “aracnosfobia porque fobia quer dizer medo.

-
http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt

O que é mitologia grega?

       Mitologia grega é uma religião que ja acabou a muito tempo e que hoje não se passa de lendas e mitos. Mas, ainda existem pessoas que acreditam em Mitologia grega como minha amiga.
        Esse blog é para as pessoas que nao sabem muito de mitologia grega ou que querem saber, mas vou avisando uma história pode ter várias teorias então se eu escrever uma história que esteja de um jeito e voce leia de outro, não quer dizer que o livro está errado ou eu estou errado.
        Aproveitem                                          https://encrypted-tbn0.gstatic.com             /images?q=tbn:ANd9GcSeyKp_K1k1rTQGel0_85hg7UBH7vgDOsgxCf3ETCl1aY8Ij7Eh