terça-feira, 30 de abril de 2013

Hera


copiado do livro hdmm ( HEROIS DEUSES E MONSTROS DA MITOLOGIA GREGA)

               Zeus se casou com a sua irmã Hera (um costume de família). Os dois viviam sempre brigando. Ele magoava a mulher com suas amantes secretas; ela enfurecia o marido com suspeitas. Ela era a rainha das intrigas e não tinha dificuldade em pregar peças em Zeus (que sempre estava ocupado com suas tarefas).
               Certa vez, Hera envolveu os outros deuses em uma conspiração contra o próprio marido. Misturou uma droga a bebida que serviu a Zeus e, com a ajuda dos outros, amarrou suas mãos com tiras de couro enquanto ele dormia. Ao se dar conta do que havia acontecido, Zeus esbravejou, xingou e ameaçou, mas nada pôde fazer, pois haviam roubado o raio que ele ganhou de presente dos Ciclopes libertados do Tártaro.
               Mas um primo leal (o hecatonquiro Briareu, que havia lutado ao seu lado contra os titâs) trabalhava no Olimpo como jardineiro. Ao ouvir o tumulto que havia se formado no castelo, olhou por uma janela e viu seu mestre amarrado a um sofá. Imediatamente, passou os cem longos braços pela janela e desfez todos os cem nó que o amarravam.
               Zeus saltou do sofá e recuperou o raio roubado. Aterrorizados, os rebeldes caíram de joelhos, chorando e implorando perdão. Zeus carregou a sua mulher e a pendurou no céu com correntes de ouro. O lamentos de Hera soavam como um vento choroso, mas os outros deuses, embora comovidos, não tiveram coragem de socorrê-la. Toda aquela choradeira não deixava Zeus dormir. Assim, na manhã seguinte, ele disse a mulher que a libertaria caso ela prometesse jamais se rebelar novamente. Hera concordou, e Zeus prometeu que também iria se comportar dali em diante. Mas ambos ficaram de olhos bem abertos, um vigiando o outro.

               Essa história foi do capítulo "Hera" do livro heróis deuses e monstros da mitologia grega ( eu chamo de hdmmg)

foto do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário