sábado, 16 de fevereiro de 2013

A história de Orfeu e Eurídice



 de: Wikipédia


Na mitolgia grega, existiu um poeta chamado Orfeu, filho da bela musa Calíope e do deus Apolo ou Eagro, rei da Trácia. Ele foi um dos poetas mais famosos que ja viveu, com a sua música, quando tocava sua lira encantavam as árvores, os animais selvagens perdiam o medo e os pássaros durante o voo paravam para ouvir sua maravilhosa música. Orfeu tinha ganho a lira como um presente de Apolo.
          Um belo dia Orfeu se apaixonou por Eurídice (uma ninfa da terra) e casou se com ela. Mas Eurídice era tão bonita que logo depois do casamento conquistou um apicultor chamado Aristeu. Quando recusou o seu amor saiu correndo, mas Aristeu a perseguiu. Tentado fugir pisou em uma serpente que a picou e Eurídice morreu.
          Orfeu ficou transtornardo de tristeza. Com sua lira foi até o mundo inferior salvar sua amada, seu belo e calmo canto encantou o barqueiro Caronte que levou-o pelo rio Estige e adormeceu o cão de três cabeças (Cérbero). Finalmente chegou ao trono de Hades o rei dos mortos que ficou furioso ver que um vivo tinha entrado em seu dominio, mas a música de Orfeu o comoveu fazendo Hades chorar lágrimas de ferro. Sua esposa Perséfone convenceu-o a trazer Eurídice de volta á vida, só que, se Orfeu olhasse para trás antes dela chegar a luz do sol, ela voltaria para o mundo inferior.
           Enquanto Orfeu voltava cantando ele quis olhar para ver se Eurídice estava mesmo ali atrás, estava quase no final do túnel, a única coisa que ele viu foi ela virando um fantasma com um único grito de amor e pena.
           Em uma tristeza infinita Orfeu se tornou um homem amargo que não olhava para nenhuma mulher a não ser nos seus sonhos, para Eurídice, posteriormente deu origem ao Orfismo, ele ajudava os outros com seus conselhos mas não conseguia curar a dor que o perseguia. Até que um dia, um grupo de mulheres furiosas por terem sido desprezadas chamadas Mênades, começaram a atirar dardos em Orfeu, os dardos não eram pareos para a lira, mas abafando o som com os gritos conseguiram matá-lo, o despedaçaram e jogaram sua cabeça no rio Hebro onde ela ficava gritando: Eurídice! Eurídice!
          Com pena as nove musas juntaram seus pedaços e enterraram no monte Olimpo. Por isso os rouxinóis das regiões mais próximas cantam melhores que os outros, porque ficam felizes que Orfeu juntou se a Eurídice.
           Sobre as Mênades, os deuses não deram misericórdia. Quando elas pisaram com o pé na terra elas começaram a virar madeira e depois carvalhos bem silênciosos. E por ali ficaram anos até murcharem, mas têm pessoas que ainda se perguntam: será que elas fizeras um bem juntando Orfeu e Eurídice ou se elas fizeram mal matando ele?
                                       
                                                                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gustave_Moreau_Orph%C3%A9e_1865.jpg
                
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário