sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

nascimento de Atena

            Como vou ir dizendo mais tarde teve uma guerra entre os deuses e os titãs, quando acabou a guerra e Zeus virou o rei dos deuses ele ia se casar com a Titânida Métis, mas descobriu que ela estava grávida e a mãe de Zeus falou que iam ser gêmeos, um menino e uma menina, e que o menino ia pegar o trono de Zeus quando crescece. Quando Métis estava andando nos jardins Zeus chegou perto dela e a engoliu esperando que os bebes tinham morrido.
             Passaram-se muitos séculos e anos, um dia quando Zeus estava olhando para ver como os humanos evoluíam começou a sentir uma dor de cabeça insuportável e foi até seu filho Herfesto ( durante esse tempo zeus teve muitos filhos) e lhe pediu que pegasse um martelo e abrisse a cabeça dele para ver o que estava causando a dor. Herfesto obedeceu, mas quando ele abriu apareceu uma menina, nao, nao era uma menina, era uma mulher de lança, elmo e armadura, que se ajoelhou e disse:
               ------ Aqui jas Atena, filha de Zeus e Métis, deusa da sabedoria, estratégia em guerra e do tear.

foto de:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAOHo_sIUx2Xw_DyXlreNyXWuD9noqpxeRKP-sbQZMQZeeQgwJLzNynJjuwVYItQULJJ13-ftupBm95Oohxf-Txm-YbuDr78JeaIX1W8Z5z4JQuZICclklzz8Pgsy-D55VteAivcJ4jAcg/s320/PP012-Athena.jpg

                                                     
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A história de Orfeu e Eurídice



 de: Wikipédia


Na mitolgia grega, existiu um poeta chamado Orfeu, filho da bela musa Calíope e do deus Apolo ou Eagro, rei da Trácia. Ele foi um dos poetas mais famosos que ja viveu, com a sua música, quando tocava sua lira encantavam as árvores, os animais selvagens perdiam o medo e os pássaros durante o voo paravam para ouvir sua maravilhosa música. Orfeu tinha ganho a lira como um presente de Apolo.
          Um belo dia Orfeu se apaixonou por Eurídice (uma ninfa da terra) e casou se com ela. Mas Eurídice era tão bonita que logo depois do casamento conquistou um apicultor chamado Aristeu. Quando recusou o seu amor saiu correndo, mas Aristeu a perseguiu. Tentado fugir pisou em uma serpente que a picou e Eurídice morreu.
          Orfeu ficou transtornardo de tristeza. Com sua lira foi até o mundo inferior salvar sua amada, seu belo e calmo canto encantou o barqueiro Caronte que levou-o pelo rio Estige e adormeceu o cão de três cabeças (Cérbero). Finalmente chegou ao trono de Hades o rei dos mortos que ficou furioso ver que um vivo tinha entrado em seu dominio, mas a música de Orfeu o comoveu fazendo Hades chorar lágrimas de ferro. Sua esposa Perséfone convenceu-o a trazer Eurídice de volta á vida, só que, se Orfeu olhasse para trás antes dela chegar a luz do sol, ela voltaria para o mundo inferior.
           Enquanto Orfeu voltava cantando ele quis olhar para ver se Eurídice estava mesmo ali atrás, estava quase no final do túnel, a única coisa que ele viu foi ela virando um fantasma com um único grito de amor e pena.
           Em uma tristeza infinita Orfeu se tornou um homem amargo que não olhava para nenhuma mulher a não ser nos seus sonhos, para Eurídice, posteriormente deu origem ao Orfismo, ele ajudava os outros com seus conselhos mas não conseguia curar a dor que o perseguia. Até que um dia, um grupo de mulheres furiosas por terem sido desprezadas chamadas Mênades, começaram a atirar dardos em Orfeu, os dardos não eram pareos para a lira, mas abafando o som com os gritos conseguiram matá-lo, o despedaçaram e jogaram sua cabeça no rio Hebro onde ela ficava gritando: Eurídice! Eurídice!
          Com pena as nove musas juntaram seus pedaços e enterraram no monte Olimpo. Por isso os rouxinóis das regiões mais próximas cantam melhores que os outros, porque ficam felizes que Orfeu juntou se a Eurídice.
           Sobre as Mênades, os deuses não deram misericórdia. Quando elas pisaram com o pé na terra elas começaram a virar madeira e depois carvalhos bem silênciosos. E por ali ficaram anos até murcharem, mas têm pessoas que ainda se perguntam: será que elas fizeras um bem juntando Orfeu e Eurídice ou se elas fizeram mal matando ele?
                                       
                                                                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gustave_Moreau_Orph%C3%A9e_1865.jpg
                
                                             

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A competição de tear

 Há muitos e muitos anos atrás na Grécia antiga Atená era uma deusa muito inteligente. Foi ela que ensinou a usa  o tear, a fazer as armas de guerra, a escrever e muitas outras coisas muito inteligentes. Mas a coisa principal foi o tear, Atená era tão boa no tear que quase chamaram ela de deusa do tear.
               Um dia uma mulher chamada Aracne, que também era muito boa no tear, estava falando com uma velhinha na frente da casa dela:
                ------- Eu sou muito boa, até melhor que a própria Atená.
               Quando a velhinha ouviu isso, ela virou Atená que disse para Aracne :
                ------- Você vai pagar por isso, vai ser morta!!!
                ------- Não, por favor, eu não quero ser morta agora.Qualquer coisa eu aguento, qualquer coisa!!!!!!!
                ------- Está bem, amanhã as nove horas da manhã vai ter uma competição de tear. Se você ganhar você é com certeza melhor que eu, mas se você perder, vai morrer.
                Aracne ficou com tanto medo que treinou muito para a competição. Ela falou para todas as pessoas da cidade que iria ter uma competição de tear.
                 No dia da competição Atená chegou e falou:
                 -------Você irá começar, e comece logo se não eu perco a paciência e te mato logo logo.
                 -------Está bem.
                 E Aracne começou. Ela começou a tear duas crianças felizes brincando num campo, depois elas adolescentes já namorando,ai elas se casando, tendo filhos e já velhinhas até morrerem juntas e indo para o mundo inferior juntas.
                 Quando ela acabou todos bateram palmas:
                 -------Agora é a minha vez.------disse Atená se sentando entre duas montanhas e usando as nuvens como fios.                          Os desenhos de Atená foram muito diferentes dos de Aracne. Ela desenhou Cronos comendo os filhos, Zeus derrotando
Cronos com os outros deuses, Atená nascendo e outras coisas que os humanos nunca tinham visto na vida inteira deles.
                  Todos começaram a ajoelhar-se em frente de Atená. Até Aracne se ajoelhou na frente dela e começou a perceber que ela ia perder a competição e morrer fulminada por um raio. Então Aracne foi para a floresta e se enforcou. Quando Atená percebeu que Aracne tinha sumido, ela falou para as pessoas dizerem quem ganhou. Elas falaram que foi Atená e então ela foi até a floresta procurar Aracne. De repente ela viu uma pessoa pendurada numa corda, era Aracne morta.
                    Atená teve pena e transformou Aracne em um inseto que saiba tear. Desde então chamam as aranhas de Aracne, e medo de aranha de “aracnosfobia porque fobia quer dizer medo.

-
http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt

O que é mitologia grega?

       Mitologia grega é uma religião que ja acabou a muito tempo e que hoje não se passa de lendas e mitos. Mas, ainda existem pessoas que acreditam em Mitologia grega como minha amiga.
        Esse blog é para as pessoas que nao sabem muito de mitologia grega ou que querem saber, mas vou avisando uma história pode ter várias teorias então se eu escrever uma história que esteja de um jeito e voce leia de outro, não quer dizer que o livro está errado ou eu estou errado.
        Aproveitem                                          https://encrypted-tbn0.gstatic.com             /images?q=tbn:ANd9GcSeyKp_K1k1rTQGel0_85hg7UBH7vgDOsgxCf3ETCl1aY8Ij7Eh